Portugal é um dos países que entra na lista dos grandes produtores mundiais de vinhos. Reconhecido por seus rótulos com grande personalidade e características únicas, ao saborear os vinhos portugueses é possível conhecer muito sobre a cultura da região.

A  Overwine com mais de 20 anos de experiência em importação, traz rótulos muito especiais de Portugal. Cada região vinícola possui sua própria identidade e originalidade.

Confira a região de cada uma da vinícolas do nossos rótulos!

Beira Atlântica (Bairrada)

Vinhas Adega de Catanhede

É na Beira Litoral, entre Águeda e Coimbra, que se situa a região da Bairrada. Região de terras planas e férteis, e de clima suave influenciado pela proximidade do oceano Atlântico, a Bairrada estende-se desde as serras do Caramulo e do Buçaco até às areias e dunas do litoral. Por ser uma zona muito próxima do mar, o seu clima é tipicamente atlântico, com invernos amenos e chuvosos e verões suavizados pelos efeitos dos ventos atlânticos. Regista-se nesta região, uma grande amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite) na época do amadurecimento das uvas, chegando a diferença a atingir 20º C. Este fenómeno é responsável por manter a acidez das frutas, dando grande frescura aos vinhos que delas resultam.

A Baga é a uva tinta da Beira altamente produtiva, cultivada na Bairrada. No passado, os vinhos feitos com 100% Baga eram conhecidos por serem vinhos densamente estruturados, frutos de amora, com alta acidez e um final de alcatrão. Estranho, porque os vinhos eram tão estruturados que teimosamente (e lentamente) se transformariam em refinamento ao longo de 10 a 20 anos. Hoje as coisas estão mudando. Com estratégias cuidadosas de vinha e vinificação, você encontrará uma gama muito mais ampla de Baga que contrasta fortemente com a Bairrada Clássico. Dos espumantes aromáticos e deliciosamente rosados ​​de Luís Pato aos tintos suaves e estruturados da Niepoort que nos lembram o Pinot Noir, esta zona é uma das novas fronteiras da vinificação para os portugueses.

Vinhos
Tinto Bairrada: Elaborado a partir da Baga e variando entre tintos densos, alcatrão e de elevada acidez, a vinhos delicados, frutados vermelhos, com taninos de textura fina e capacidade de envelhecimento.
Branco Bairrada: Feito a partir das aromáticas Fernão Pires (aqui chamada Maria Gomes), Bical e Arinto
Espumante “Brut” Bairrada: Deliciosos espumantes feitos com cera de abelha feitos com Baga precoce, Fernão Pires e outros.

Rótulos Overwine desta região:

Adega de Cantanhede

Vinhos de Bairrada

Alentejo

Vinhas Herdade da Fonte

Rústica, charmosa e com paisagens marcantes: assim é a região de Alentejo. Ela também nos surpreende com a sua capacidade de elaborar vinhos únicos, distintos e diferenciados, sendo exemplos da qualidade que Portugal conseguiu transportar em suas garrafas.

Essa enorme área se tornou umas das mais importantes produtoras de vinho nos últimos anos e alcançou seu reconhecimento na década de 80. Isso, graças ao avanço da viticultura e dos processos de vinificação, aliados ao legado das parreiras centenárias.

Situada no sul de Portugal, sendo limitada por pequenas porções de terra, tem uma grande diversidade de solo e clima dentro da mesma região, cada uma com sua singularidade expressa em suas garrafas. Os solos predominantes são de xisto, argila, mármore, granito e calcário.

Vinhas Marcolino Sêbo

Também têm uma drenagem natural favorável, o que os torna aptos para a cultura de uvas. Sua variação climática anual, com sol forte e altas temperaturas no verão e frio seco no inverno, possibilitam a produção de uvas excelentes, com uma combinação natural de maturidade e frescor.

Vinhos
Tinto Alentejo: Vinhos tintos encorpados, tipicamente feitos de blend com Aragonês (Tempranillo), Trincadeira, Castelão, Alfrocheiro e Alicante Bouschet.
Branco Alentejo: Vinhos brancos leves e encorpados produzidos com Arinto (estilo mais encorpado), Antão Vaz (estilo mais encorpado), Roupeiro e Fernão Pires (casta branca aromática).
Alentejano (IGP/Vinho Regional): Vinhos tintos e brancos encorpados de uma região mais abrangente que pode incluir castas não indígenas.

Rótulos Overwine desta região:

Marcolino Sêbo

Herdade da Fonte Coberta

Lisboa

A região vinícola de Lisboa, como o próprio nome indica, fica próxima à capital de Portugal, na costa oeste do país. Banhada pelo Oceano Atlântico, está localizada entre a transição dos ventos úmidos do oeste e os estios secos.

Adega de Azueira

Era conhecida até 2008 como “Estremadura”, porém o termo causava confusão com a região vinícola de mesmo nome situada na Espanha. Por isso, a partir do ano seguinte, foi nomeada em homenagem à capital.

Uma de suas características determinantes é a grande variedade de solos, como terras de aluvião (sedimentar), calcário secundário, várzeas e maciços montanhosos, muitas vezes misturados. Cada um desses terrenos pode proporcionar às uvas características completamente diferentes.

Entre as principais uvas cultivadas podemos citar as brancas Arinto, Fernão Pires (ambas naturais de Portugal) e Malvasia, e as tintas, Alicante Bouschet, Castelão, Touriga Nacional e Aragonez (como é chamada a Tempranillo na região).

Rótulos Overwine desta região:

Adega de Azueira

Vinhos Adega de Azueira

Dão

Localizada no Centro norte de Portugal. Muitos afirmam que o Dão é a região abençoada de Portugal, onde são produzidos vinhos tintos e brancos bem aprimorados, tendo sido considerada, até mesmo, como a Borgonha de Portugal!

Vinhas CM Wines

A região do Dão é uma das mais antigas regiões demarcadas de vinho de Portugal. Tem o título de região demarcada desde 1908 e, desde 1990 a região recebeu a qualificação de Denominação de Origem Controlada, o que contribui, muito, para aumentar e manter a boa qualidade dos vinhos. Seu nome deriva do Rio Dão, que atravessa a região que é cercada por montanhas em todas as direções e apresenta terrenos graníticos de baixa fertilidade. As cadeias montanhosas condicionam o clima, abrigando as videiras da influência marítima e da ação direta do clima continental.

Vinhos
Entre as castas brancas estão a Cerceal, Arinto, Encruzado, Esgana Cão, Bical, Dona Branca, Malvasia Fina, Verdelho e Rabo de Ovelha. As tintas, por sua vez, são dominadas pelas Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Amaral, Rufete e Aragonez.

Rótulos Overwine desta região:

CM WINES

4 thoughts on “Vinhos de Portugal – Rótulos Overwine”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *