A costa de Portugal é muito privilegiada para a produção vitivinícola graças à sua posição em relação ao Oceano Atlântico, à incidência de ventos, ao solo e ao relevo que constituem o local.

Entre as principais áreas produtoras podemos citar a região dos vinhos de Lisboa, antigamente conhecida como Estremadura, famosa tanto por tintos encorpados como por brancos leves e aromáticos. Ela é subdividida em denominações de origem, de acordo com as principais características e métodos de produção utilizados.

A região vinícola de Lisboa, como o próprio nome indica, fica próxima à capital de Portugal, na costa oeste do país. Banhada pelo Oceano Atlântico, está localizada entre a transição dos ventos úmidos do oeste e os estios secos.

Era conhecida até 2008 como “Estremadura”, porém o termo causava confusão com a região vinícola de mesmo nome situada na Espanha. Por isso, a partir do ano seguinte, foi nomeada em homenagem à capital.

Uma de suas características determinantes é a grande variedade de solos, como terras de aluvião (sedimentar), calcário secundário, várzeas e maciços montanhosos, muitas vezes misturados. Cada um desses terrenos pode proporcionar às uvas características completamente diferentes.

Entre as principais uvas cultivadas podemos citar as brancas Arinto, Fernão Pires (ambas naturais de Portugal) e Malvasia, e as tintas, Alicante Bouschet, Castelão, Touriga Nacional e Aragonez (como é chamada a Tempranillo na região).

Acredita-se que a elaboração de vinhos seja uma atividade desde o século 12, quando os monges da Ordem de Cister se estabeleceram na região. Uma de suas principais funções era justamente a produção da bebida para a celebração de missas.

Os VINHOS TINTOS são compostos maioritariamente pelas seguintes castas:

  • Castelão
  • Syrah
  • Aragonês – Tinta Roriz
  • Touriga Nacional
  • Alicante Bouschet
  • Caladoc

Os VINHOS BRANCOS são compostos maioritariamente pelas seguintes castas:

  • Fernão Pires
  • Malvasia-Rei
  • Seara Nova
  • Arinto
  • Chardonnay

Agora que você já sabe tudo sobre a região, chegou a hora de experimentar o melhor dos Vinhos de Lisboa! Abaixo, listamos alguns rótulos para você conhecer!

Rótulos de Lisboa – Portugal

De cor violeta e de perfil frutado, D. João V é um reserva que contém aromas peculiares de ameixas pretas, frutos silvestres e notas de especiarias. Devido ao seu estágio em barrica, é um vinho elegante que apresenta uma boa estrutura e intensidade. Revela também um final de boca persistente e uma acidez bastante equilibrada.

Vitória Régia, de cor granada contém aromas aliciantes, um bom corpo, um paladar intenso e aveludado.Encontra-se sabores de amoras, ameixas pretas e figos, envolvidos por taninos maduros. Na boca é macio, com corpo e estrutura.

Arcos do Convento, com origem numa das maiores regiões vinícolas de Portugal, caracteriza-se pela sua suavidade, cor viva com frescos aromas a frutos vermelhos, que se fazem acompanhar de um corpo e de um paladar equilibrado.

https://blog.overwine.com.br/2023/03/14/vinhos-de-portugal-rotulos-overwine/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *