Uma dupla é uma dupla! Pão com manteiga, arroz com feijão, café com leite … são tantos duetos que a gente ama na vida, não é? Mas quando se fala em queijo, não dá pra negar que sua principal companhia é um bom vinho!
Queijo e vinho possuem uma afinidade enorme, compartilham de técnicas muito antigas e processos de fermentação, que tinham como objetivo preservar alimentos frescos durante o inverno.
Não é a toa que nós brasileiros construímos o hábito de comer queijo. O Brasil é um dos maiores criadores de gado do mundo e o queijo é uma das melhores técnicas para conservar o leite.
A combinação desses dois alimentos é perfeita, porém não é tão simples. Com tantos tipos de queijos e vinhos, cada um com características bem diferentes, fica difícil saber como devemos harmonizá-los.
E hoje, dia 20 de Janeiro, em comemoração ao dia Mundial do Queijo, separamos 7 dicas para você não errar na hora de harmonizar queijos e vinhos. Confira!
1.Queijo minas frescal
O queijo minas tem um sabor fresco e leve, com uma ligeira acidez. É mais comum combiná-lo com chás ou cafés. Mas caso deseja acompanhá-lo com vinho, o ideal é um vinho branco leve, refrescante e frutado, que também são frescos e leves.
2.Brie
Esse tipo de queijo francês tem um sabor suave e marcante, lembrando um pouco o sabor de nozes. Essa característica faz com que ele tenha uma combinação perfeita com vinhos brancos mais encorpados e densos.
3.Parmesão
O parmesão é um queijo seco, envelhecido e com uma massa dura e gordurosa. Tem um sabor intenso, salgado e bem forte, com uma acidez acentuada. Quando são servidos como aperitivos, o ideal é harmonizar com espumantes secos ou champanhe.
4.Queijos azuis
Queijos azuis, como o Gorgonzola ou Roquefort são salgados e com um sabor mais picante de fungo no meio da massa. O segredo da harmonização é o contraste. Para ressaltar o sabor do queijo, o ideal são vinhos tintos mais adocicados.
5.Muçarela
A muçarela é o queijo mais comum entre várias receitas e tem um sabor fresco e neutro. Normalmente é consumida em um prato que leve a muçarela gratinada ou então pode ser consumida pura, temperada com azeite e algumas ervas finas. Ideal para tomar com um vinho tinto mais forte..
6.Queijo meia cura
Com um gosto mais acentuado e uma consistência seca, ele tem um sabor mais suave e cremoso. Além do vinho, ele também combina muito com outras bebidas, como café, cachaça ou cerveja. Por sua maturação característica, ele pede por vinhos tintos de corpo médio..
7.Provolone
Quanto maior o grau de maturação do provolone, melhor para combinar com vários sabores de vinhos. Ele é compacto, duro e tem um aroma agradável. Ele costuma ser defumado, por isso tem uma longa duração. O ideal é combiná-lo com vinhos de corpo médio.
A harmonização desses sabores é um dos maiores prazeres dos amantes de vinhos, por isso não tenha medo! Além dos queijos, você também pode harmonizar os vinhos com pães, carnes e frutas. Que tal experimentar e contar para a gente o que achou?
Aproveite e confira nossos vinhos!