Sim! Porque não?!
É só pensar em ‘vinho’ e ‘inverno’ que pronto, automaticamente nosso cérebro já associa essas duas palavras a uma taça de vinho tinto. Mas por que será que isso acontece? Existe alguma regra que coloca o vinho tinto como a única bebida do inverno? Vamos por partes…
É normal que optemos por comidas mais gordurosas durante o inverno, certo? E sabe o que ajuda a ‘quebrar’ essas moléculas de gordura no paladar? O tanino! E onde encontramos tanino em altas concentrações? Nos vinhos tintos! Por isso essa associação entre vinho tinto e dias frios é tão comum.
Mas essa não é uma regra. Portanto, se você não abre mão de um bom vinho branco, mesmo nos dias mais frios, basta apenas fazer boas escolhas para que a sua experiência seja igualmente boa e deliciosa!
Uma dica é, prefira opções que possam ser servidas em temperaturas não tão baixas, ou seja, brancos encorpados e intensos.
Harmonizando com pratos certos
Além de ser considerado mais ‘refrescante’ que o tinto, o vinho branco é comumente associado aos dias mais quentes devido às harmonizações propostas com ele. Faça um exercício rápido: quando pensa em aperitivos que vão bem com vinho branco você logo pensa em… queijos, carnes curadas, frutas, ou seja, pratos frios.
Portanto, no inverno essa harmonização precisa ser revertida ao seu favor. Para isso, algumas dicas podem ser úteis:
Vinho branco amadeirado harmoniza super bem com carne de porco e polenta cremosa.
Um bom vinho branco encorpado harmoniza deliciosamente com uma sopa de cebolas cremosa
ou uma moqueca de peixe e toda sua intensidade de sabores.
Mas afinal, qual o melhor vinho branco para servir no inverno?
Dependendo do corpo e da intensidade, normalmente recomenda-se que os vinhos brancos sejam servidos abaixo da temperatura ambiente, por volta de 8ºC a 14 ºC. Mas essa não precisa ser uma regra!
E a nossa sorte é que existe uma série de variedades de uvas e terroirs, as quais certamente já originaram o vinho branco perfeito para o inverno. Uvas que geram vinhos mais encorpados, como Touriga Nacional, Antão Vaz, Arinto, Alvarinho, Encruzado… são ideais para o inverno. Outra dica é apostar em vinhos com teor alcoólico mais elevado, pois o álcool ajuda a aquecer o corpo.
“Vinhos com passagem por madeira também são boas opções, pois possuem notas aromáticas quentes, assim como vinhos com aromas de pimenta preta, fruta em compota e geleia”,
Seguindo esse raciocínio é possível degustar até espumantes no inverno. “É só optar por uvas brancas que dão origem a vinhos encorpados, como Antão Vaz, principalmente se tiverem passagem por madeira”.
Duas dicas de vinhos elaborados com uvas portuguesas, para aquecer até os dias mais frios (com vinho branco, é claro):
- Antão Vaz: É uma das mais importantes da região, considerada o orgulho branco do Alentejo. Por adaptar-se bem às planícies alentejanas e ser resistente ao calor, é uma uva de fácil cultivo e que amadurece de forma homogênea, sendo portanto, a queridinha dos enólogos e produtores locais
- Arinto: Uma das mais clássicas castas brancas portuguesas, a Arinto é originária da região de Bucelas, mas seu cultivo se expandiu para diversas áreas, como a Bairrada e Vinho Verde. Dona de ótima acidez, a uva branca Arinto produz vinhos muito frescos, com atraentes aromas de frutas cítricas.
Vinho branco para todas as ocasiões!
Nossas dicas aqui são apenas para orientar e deixar ainda melhor a sua degustação de vinhos. Afinal, quando se trata dessa bebida deliciosa, não existem regras, apenas conselhos de como deixar tudo ainda melhor e mais delicioso.
E no caso do vinho branco para o inverno é a mesma coisa. Se esse é o seu preferido e você não é o maior fã dos tintos, se joga num vinho branco e seja feliz! O que importa mesmo é criar memórias incríveis ao lado de quem você ama com uma boa taça de vinho.
Deixe a Overwine fazer parte!
E é claro que queremos fazer parte de todos os momentos mais incríveis da sua vida. Por isso, temos os melhores vinhos produzidos nas melhores castas portuguesas que chegam até você!
Acesse nosso site e dê uma olhadinha nas nossas opções de vinhos brancos para o inverno!