Nesta data tão especial, nada melhor do que um bom vinho português para alegrar quem mais te ama!
Em 2023, a data vai cair no dia 14 de maio e já é tradição os filhos darem um ótimo presente para as mães nesse dia, sendo assim por que não presentear a sua mãe com um bom vinho?
Dia das Mães
Em todo segundo domingo de maio é comemorado no Brasil o Dia das Mães, pensando nisso, separamos um post exclusivo para essa data tão querida! Aqui você tem dicas de vinhos novos rótulos portugueses que podem agradar o paladar da sua mamãe. Confira!
Origem da data
Acredita-se que a tradição de homenagear as mães veio dos gregos. Eles celebravam no início da primavera a mãe de todos os deuses, a deusa Rhea, com homenagens, cultos e presentes.
Aqui no Brasil, o Dia das Mães foi instituído no dia 5 de maio de 1932, por Getúlio Vargas. Era o presidente na época, mas a data só se consolidou anos depois, durante o regime militar.
A criação da data no país é uma decorrência da popularização nos Estados Unidos da América, que criou Dia das Mães em 1914 homenagem à vida de Ann Jarvis. Foi uma ativista social conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana. Outros países no mundo, como Dinamarca, Alemanha, Austrália, Malásia e Uruguai, também celebram na mesma data que o Brasil e os norte-americanos.
Entretanto, nem todos os países seguem a tradição norte-americana e, portanto, comemoram o Dia das Mães em outra datas. Como é o caso da Rússia e a Sérvia, que comemoram no dia 8 de março e a Argentina, no terceiro domingo de outubro. Para nós, já é tradição brindar com um belo vinho esta data tão especial!
Dicas de vinhos para presentear no dia das Mães!
Agora que você já sabe de onde vem os costumes do Dia das Mães, preparamos uma seleção especial de três tipos de vinhos e qual combina com cada estilo de mãe.
1 – Mãe tradicional – O Magnanimo D João V
De cor violeta e de perfil frutado, D. João V é um reserva que contém aromas peculiares de ameixas pretas, frutos silvestres e notas de especiarias. Devido ao seu estágio em barrica, é um vinho elegante que apresenta uma boa estrutura e intensidade. Revela também um final de boca persistente e uma acidez bastante equilibrada. Ideal para acompanhar pratos condimentados, carnes vermelhas assadas ou grelhadas e queijos fortes.
2 – Mãe refinada – Allgodão Tinto
Da Região do Dão, de Portugal. De castas, Jaen, Aragonez e Touriga nacional.
Um vinho muito especial! De cor vermelho rubi, com aroma delicado de frutas vermelhas como cereja, amora e ameixa além de notas de violeta. Paladar fresco e muito atrativo, de taninos finos e suave final de boca. Um vinho muito elegante. Harmoniza com carnes brancas e queijos.
3 – Mãe sofisticada – Além do Rio – Rosé
Para uma mãe sofisticada, um vinho sofisticado! Ele não é o tinto e também não é o branco, normalmente apresenta aromas de frutas vermelhas. Além de ser visualmente atrativo, pois o rosé possui uma coloração dos leves tons alaranjados ao púrpura. Sua mãe vai sentir um sabor leve e suave e possui final muito agradável. É um vinho que apresenta uma elegante cor rosada, com aroma a frutos vermelhos, framboesa e morango. Muito equilibrado na boca, boa estrutura, com uma acidez que lhe confere imensa frescura e persistência. É um vinho muito versátil, que acompanha muito bem com aperitivos, saladas, massas, peixe e marisco.
E aí, conseguiu identificar a sua mãe?
Qual vai ser a sua escolha para presenteá-la? Não deixe de passar em nossa loja, e conhecer nosso rótulos portugueses!
https://overwine.com.br/p/seja-franqueado