A temporada combina com vinhos brancos, rosés, além dos tintos com toque fresco. Veja nossa seleção e aproveite!

No dia 23/09 entramos na estação mais leve, colorida e florida do ano: a querida primavera. Comidas mais frescas, programas ao ar livre, flores roubadas dos muros vizinhos e, claro, muitos vinhos para cada uma dessas situações que só a primavera é capaz de trazer tão bem.

Como é de se imaginar, na estação (perdendo apenas para o verão, obviamente) são os vinhos brancos que têm o protagonismo. Contudo, há uma gama de vinhos que vão ao encontro desse clima: espumantes, brancos, rosés e alguns tintos mais leves. Cada vinho tem seu momento!

Porém, nenhum vinho simboliza tanto a primavera quanto o Rosé. “Com sua cor exuberante e frescor, não pode faltar à mesa, exatamente como na Provence, no Sul da França, o berço do rosé, onde esse vinho harmoniza perfeitamente com o clima ensolarado e a culinária regional, mais leve e alegre.” O rosé tem uma grande vantagem: vai bem tanto com legumes, saladas, peixes e frutos do mar, como com carnes mais leves, grelhados e massas. Uma boa saída para mesas em que uns preferem peixes e outros, carnes.

Uma dica é beber o vinho com receitas típicas a Provençal, termo que diz respeito aos pratos caracterizados pelo uso de azeite de oliva e alho, que cai muito bem na primavera como o Ratatouille, prato que ganhou fama pelo desenho animado de mesmo nome, preparado com berinjela, pimentão, abobrinha, cebola, alho e azeite de oliva.

Na primavera, os vinhos rosés em Portugal são muito populares, pois combinam perfeitamente com o clima mais quente e são ideais para desfrutar ao ar livre. Além disso, a colheita das uvas para a produção de vinhos rosés geralmente ocorre no outono anterior, o que os torna uma escolha fresca e frutada para esta estação.

Algumas das regiões vinícolas mais conhecidas em Portugal para vinhos rosés incluem:

  1. Região do Douro: Conhecida principalmente pelos seus vinhos tintos, o Douro também produz excelentes vinhos rosés. Eles são conhecidos por serem aromáticos e frutados.
  2. Vinho Verde: Esta região no noroeste de Portugal é famosa pelos seus vinhos brancos frescos e leves, mas também produz vinhos rosés vibrantes e refrescantes, ideais para a primavera.
  3. Península de Setúbal: Localizada na região de Lisboa, a Península de Setúbal é famosa por seus vinhos tintos e moscatéis, mas também produz vinhos rosés encorpados e saborosos.
  4. Alentejo: Esta é uma das maiores regiões vinícolas de Portugal e é conhecida pelos seus vinhos tintos robustos. No entanto, também produz vinhos rosés elegantes e frutados.
  5. Bairrada: Localizada na região central de Portugal, a Bairrada é famosa pelo seu espumante, mas também produz vinhos rosés frescos e minerais.

Celebre esta estação com nossas melhores indicações! Rótulos exclusivos e direto do produtor, importados pela Overwine!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *