A pizza é, sem sombra de dúvidas, um dos pratos favoritos do brasileiro. Ela é uma excelente pedida para uma reunião com os amigos, um almoço descolado e é o prato perfeito para fechar um final de domingo.

Um dos maiores símbolos da Itália atualmente, a pizza desembarcou em solo nacional junto dos imigrantes italianos do Sul e acabou por conquistar o coração dos brasileiros em pouco tempo.

A redonda é tão importante e amada por aqui que ganhou até uma data para chamar de sua, com o Dia da Pizza, comemorado no dia 10 de julho.

A data foi instituída em 1985 após um concurso do estado de São Paulo idealizado pelo então secretário do turismo Carlos Luiz de Carvalho, que, à época, elegeu as 10 melhores receitas paulistas.

Não importa se você vai fazer a sua própria pizza, vai visitar uma pizzaria ou fazer o pedido para um serviço de delivery: o melhor acompanhamento para esse prato é sempre uma boa taça de vinho.

E pizza harmoniza com vinho? Claro que sim! Basta seguir algumas regras para escolher o melhor rótulo.

Tinto, branco, rosé e espumante: todos os estilos vão bem, porém alguns se dão melhor que outros. Por exemplo, os tintos muito tânicos devem ser evitados porque não ficam agradáveis ao paladar.

Quando o cardápio é pizza, é melhor apostar em tintos leves e com frescor. Já brancos, rosés e espumantes, que costumam ter uma acidez elevada, que é perfeita para contrastar com a gordura do queijo, são as combinações mais indicadas.

Geralmente, o molho de tomate é a base da pizza, então deve-se levar em consideração a acidez deste ingrediente, que pede vinhos equilibrados e com pouco tanino. Pizzas que levam pouco ou nada de molho de tomate, à base de queijos, harmonizam muito bem com vinhos brancos e espumantes de acidez alta e frescor capazes de balancear a gordura do prato.

Fundamental mesmo é a cobertura!

A cobertura é fundamental para escolher o vinho que harmonizará com a pizza. Em geral, as com coberturas mais leves e delicadas combinam com vinhos jovens e com aromas sutis.

Já as com mais sustância e ingredientes com sabores mais fortes, como embutidos e carnes, vão bem com rótulos mais estruturados e aromas complexos.

Qual é sua pizza favorita? Você já harmonizou alguma com seu vinho favorito? Conta pra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *