Alfrocheiro, Trincadeira, Baga e Fernão Pires, essas são algumas uvas portuguesas que contam com nomes curiosos.

Mas não é só isso, Portugal também é lar das castas Alvarinho, Castelão, Touriga Franca e Touriga Nacional, entre tantas outras. Descubra, quais são as dez principais uvas portuguesas! 

Quais são as Principais Uvas Portuguesas?

Além de ser um dos maiores e mais importantes países produtores de vinhos do mundo, Portugal também conta com uma grande variedade de uvas nativas.

Quando se fala de uvas autóctones (uvas nativas, ou originárias de uma certa região ou país), Portugal é o terceiro país com o maior número de castas, ficando atrás apenas da França e da Itália.

Segundo um estudo da Universidade de Adelaide, Portugal conta com 198 uvas nativas.

A seguir, as principais uvas portuguesas tintas e brancas:

Uvas Portuguesas Tintas

Alfrocheiro

A uva Alfrocheiro é originária da região vitivinícola do Dão, no centro de Portugal.

Também conhecida como Tinta Bastardinha, a Alfrocheiro é uma casta portuguesa que produz vinhos equilibrados, contando com ótima acidez e taninos refinados. No nariz, revelam notas de frutas vermelhas, como amora e morango, além de toques florais. 

O vinho Alfrocheiro é um ótimo companheiro para carnes vermelhas, cordeiro, cabrito e queijos maduros, como Gorgonzola e Provolone.

Baga

A uva Baga é originária da região vitivinícola da Bairrada, no centro de Portugal.

A Baga também é conhecida como Tinta Bairrada, Tinta Bairradina, Tinta Fina e Tinta Poeirinha.

Os vinhos elaborados com a uva Baga apresentam coloração profunda, contando com acidez marcada e boa presença tânica. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas, notas de tabaco, nuances de fumaça, além de toques de café.

Experimente harmonizar o vinho Baga com massas, carnes vermelhas, porco e aves de caça, como pato.

Castelão

A uva Castelão é originária de Portugal, sendo cultivada nas regiões vitivinícolas de Setúbal, Alentejo, Douro e Lisboa.

Os vinhos elaborados com a uva Castelão  são estruturados, contando com taninos marcantes e um grande potencial de guarda. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas, como ameixa, groselha, framboesa e cereja, notas florais e toques de fumaça.

O vinho Castelão é um bom companheiro à mesa, harmonizando com pratos à base de carnes vermelhas, massas e risotos.

Trincadeira

A uva Trincadeira é originária de Portugal, sendo cultivada nas regiões vitivinícolas do Alentejo, Douro e Tejo. 

A Trincadeira também é conhecida como Tinta Amarela, Trincadeira Preta, Mortágua, Preto Martinho, Espadeiro, Murteira, Crato Preto, Castiço e Santarém.

Os vinhos Trincadeira são elegantes, contando com boa acidez e taninos refinados. No nariz, revelam notas florais, nuances herbáceas, aromas de frutas vermelhas, como framboesa, além de toques de especiarias, como pimenta, cravo e canela.

O vinho Trincadeira combina bem carnes vermelhas, porco, cordeiro e vitela.

Touriga Franca

A uva Touriga Franca é originária da região vitivinícola do Douro, em Portugal. 

A Touriga Franca também era conhecida como Touriga Francesa e Tinta Francesa. Mas uma portaria do ano 2000 definiu a nomenclatura oficial como Touriga Franca.

Os vinhos elaborados com a uva Touriga Franca são elegantes, contando com estrutura firme, grande corpo e um ótimo potencial de envelhecimento. No nariz, revelam aromas de frutas vermelhas maduras, como amora, e notas florais, como de rosa e esteva.

Na hora da harmonização, o vinho Touriga Franca é versátil, acompanhando bem carnes vermelhas, carnes de caça e cordeiro.

Touriga Nacional

A uva Touriga Nacional é originária da região vitivinícola do Dão, sendo considerada a Rainha das Uvas de Portugal.

A casta portuguesa Touriga Nacional também é conhecida como Azal Tinta, Preto de Mortágua, Mortágua Preto, Mortágua, Bical Tinto, Turiga, Touriga, Touriga Fina, Tourigão, Tourigo Antigo e Tourigo do Dão.

Os vinhos elaborados com a uva Touriga Nacional são elegantes e encorpados, contando com boa concentração de cor, taninos refinados e um ótimo potencial de guarda. No nariz, revelam aromas de frutas negras maduras, como amora, framboesa, mirtilo e ameixa, notas florais, como de violeta, nuances mentoladas, além de toques de baunilha, especiarias e chocolate.

O vinho Touriga Nacional é um ótimo companheiro para pratos à base de carnes vermelhas, porco e cordeiro.

Uvas Portuguesas Brancas

Alvarinho

A uva Alvarinho é originária do Minho, dentro da região vitivinícola dos Vinhos Verdes, no norte de Portugal.

Uma das mais importantes castas brancas de Portugal, a Alvarinho também é encontrada na Espanha, onde atende pelo nome Albariño.

Os vinhos elaborados com a uva Alvarinho são frescos, contando com bom corpo e ótima acidez. No nariz, revelam aromas frutados, como de marmelo, banana, pêssego, limão, maracujá e lichia, notas florais, como de violeta e flor de laranjeira, nuances de mel e toques de amêndoas.

Na hora da harmonização, o vinho Alvarinho é versátil, acompanhando bem saladas, aves, peixes e frutos do mar.

Antão Vaz 

A uva Antão Vaz é originária da pequena vila da Vidigueira, na região vitivinícola do Alentejo, em Portugal.

Os vinhos elaborados com a uva Antão Vaz contam com acidez vibrante, ótima estrutura e alto teor alcoólico. No nariz, revelam aromas de frutas tropicais, como abacaxi, mamão e tangerina, além de nuances minerais.

O vinho Antão Vaz combina bem com saladas, aves, peixes e frutos do mar.

Arinto 

A uva Arinto é originária de Bucelas, dentro do concelho de Lourdes, próximo a Lisboa, em Portugal.

A Arinto é uma casta branca portuguesa, também conhecida como Pedernã, Pé de Perdiz Branco, Chapeludo, Cerceal, Azal Espanhol, Azal Galego e Branco Espanhol.

Os vinhos elaborados com a uva Arinto contam com alta acidez, excelente estrutura e um caráter mineral marcante. No nariz, revelam aromas frutados, como de maçã verde e pêssego, além de notas cítricas, como de limão e maracujá.

Experimente harmonizar o vinho Arinto com pratos à base de peixes e frutos do mar.

Fernão Pires

A uva Fernão Pires é originária de Portugal, sendo cultivada nas regiões do Douro e da Bairrada, onde é conhecida como Maria Gomes.

Outros nomes para a uva Fernão Pires incluem Gaeiro, Fernão Pirão e São Amaral.

Os vinhos elaborados com a uva Fernão Pires são complexos e estruturados, contando com bom teor alcoólico. No nariz, revelam notas florais, como de rosas, aromas cítricos, como de laranja, limão e tangerina, além de nuances de especiarias. 

O vinho Fernão Pires é um ótimo companheiro para carne de porco, aves, peixes e frutos do mar.


E você, qual é a sua uva portuguesa favorita?

4 thoughts on “Conheça as principais uvas portuguesas!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *