A produção de uma garrafa de vinho envolve uma série de procedimentos, a maioria deles com nomenclaturas específicas. Por essa razão, pode ser difícil acompanhar o vocabulário e participar ativamente das conversas.

Para facilitar a sua vida, preparamos um glossário do vinho com o significado das principais palavras do segmento. Saiba quais são!

Conteúdo do post

1. Acidez

Diz respeito ao conjunto de ácidos do vinho, que podem ser provenientes da uva ou do processo de fermentação. No paladar, a acidez deixa uma sensação de frescor e aumenta a salivação, tendo papel significativo na harmonização de bebidas e alimentos.

Quando não está equilibrada, pode resultar em um vinho pesado e enjoativo ou agressivo e desagradável.

2. Mistura

Também chamado de assemblage ou vinho de corte, refere-se ao procedimento de combinar duas ou mais qualidades de uva, deixando a bebida mais complexa e rica em sabores, aromas, cores, texturas, corpo e/ou acabamento.

Saber o que é blend ajuda a identificar combinações, encontrar os melhores rótulos de vinho e refinar o paladar.

Blend: técnica que combina diferentes tipos de uva para deixar o vinho mais rico e complexo.

3. Cepa

É a casta ou variedade da uva, determinante da origem do vinho e de suas principais características. Entre as  cepas mais famosas estão as tintas Cabernet Sauvignon, a Merlot, a Pinot Noir e a Malbec, e as brancas a Chardonnay e a Sauvignon Blanc.

4. Corpo

O corpo do vinho é o volume da bebida, que pode ser leve, médio ou encorpado. Vinhos densos apresentam textura aveludada e ficam mais tempo na boca, já os menos concentrados possuem baixo teor alcoólico e são considerados “fáceis” de beber.

Essa é uma informação importante para harmonizações, já que vinhos mais espessos combinam com carnes e queijos robustos, enquanto os mais leves são bem equilibrados com peixes, frutos-do-mar e queijos cremosos.

O termo trata do profissional que estuda e elabora vinhos, sendo responsável por uma ou mais etapas da produção da bebida. Ele pode estar envolvido nos processos iniciais de vinificação ou na comercialização do produto.

  • Leia também: Você sabe o que faz um enólogo?

6. Fermentação

Embora seja um termo conhecido, poucas pessoas entendem o que é fermentação e como esse processo ocorre. Basicamente, é a conversão dos açúcares da fruta em álcool etílico, ou seja, a transformação do sumo da uva para a bebida.

Todos os vinhos precisam passar por esse procedimento, também chamado de fermentação primária. Há também a fermentação malolática, processo opcional que reduz a acidez do vinho através da adição de bactérias lácticas.

7. Safra

Refere-se ao ano em que as uvas do vinho foram colhidas. Cada safra varia em estilo, longevidade, quantidade, qualidade e preço, principalmente por conta das variações climáticas de cada vinhedo.

A safra do vinho é uma informação que vai no rótulo da garrafa e representa o ano em que as uvas foram colhidas.

A safra do vinho é uma informação que vai no rótulo da garrafa e representa o ano em que as uvas foram colhidas.

8. Sommelier

É o profissional responsável por orientar os clientes na escolha do rótulo ideal, seja em lojas ou restaurantes. Também desenvolve a carta de vinhos do estabelecimento, cuida do armazenamento e sugere as melhores harmonizações, por isso sabe tudo sobre vinho.

9. Taninos

Presentes nas cascas e sementes da uva, entregam corpo e estrutura ao vinho e prolongam sua longevidade. No paladar, dão a sensação de secura e amargor e, apesar de estarem presentes nos vinhos brancos e rosés, são mais perceptíveis nos tintos.

É comum que os taninos sejam confundidos com a acidez, mas existe uma grande diferença entre os dois termos: enquanto os vinhos ácidos fazem salivar, os tânicos deixam a boca seca.

10. Terroir

Um vinho de terroir é aquele que consegue ser único e expressar as características de sua vinícola. É uma das nomenclaturas mais complexas do vocabulário do vinho, pois envolve todas as etapas de vinificação, o tipo da uva e as condições da região em que a bebida foi produzida.

11. Velho e Novo Mundo

Essas palavras do glossário do vinho são utilizadas para indicar de onde vem a bebida. Quando é vinificada no continente europeu, diz-se que é um rótulo do Velho Mundo, pois foi onde se originou a tradição da vinicultura.

Já o Novo Mundo se refere aos países que começaram a vinificação após as grandes navegações e a colonização europeia, como os países dos continentes oceânico, africano e americano, incluindo o Brasil.

12. Barrica

Durante o processo de produção, alguns vinhos são envelhecidos em grandes recipientes de madeira, chamados de barricas. Lá, o líquido se transforma, desenvolvendo novos sabores e aromas.

Os tipos mais comuns são feitos de carvalho francês ou americano.

Os vinhos são armazenados em barricas para desenvolver sabores e aromas.

13. Decanter

Vinhos de guarda, ou seja, que passaram muito tempo dentro da garrafa, precisam do contato com o ar para que se desenvolvam e estejam prontos para o consumo. Para acelerar esse processo, é utilizado um recipiente de vidro chamado decanter.

Ele também ajuda a separar os sedimentos do vinho, que podem ter se soltado no vinho durante o período em que ficou armazenado.

14. Lágrimas ou pernas

Ao girar uma taça de vinho, é possível perceber que nas laterais do vidro ficam algumas gotículas que escorrem mais lentamente. Essas são as chamadas lágrimas ou pernas.

Durante a degustação, elas podem demonstrar a quantidade de álcool presente naquele rótulo: quando mais grossas e persistentes, maior será o teor alcoólico.

15. Vinhos naturebas

É um tipo de bebida feito com o maior número de processos industriais ou aditivos químicos. Os vinhos naturebas podem ser naturais, veganos, orgânicos ou biodinâmicos, de acordo com seus métodos de vinificação.

O glossário do vinho é extenso e repleto de termos técnicos, mas conhecer os principais é um bom começo para quem almeja ser um especialista no assunto. O importante é continuar aprofundando os seus conhecimentos!

One thought on “Glossário do vinho: aprenda os 15 termos mais usados”
  1. […] Glossário do vinho: aprenda os 15 termos mais usados Vinho, cultura e tradição…uma relação sólida entre Brasil e Portugal Vinhos dia do sommelier, escanção, harmonização de vinhos, overwine, sommelier, vinhos de portugal, vinhos portugueses […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *